FEIPOL-SUL

FEDERAÇÃO INTERESTADUAL DOS TRABALHADORES POLICIAIS CIVIS DA REGIÃO SUL

Autoridades do governo do Estado, deputados, policiais civis, militares, e municipais, representantes de sindicatos estiveram presentes, nesta segunda-feira (23) na solenidade de inauguração do Setor de Atendimento ao Turista, no 12º Distrito Policial, em Santa Felicidade.

A iniciativa é resultado de um trabalho desenvolvido ao longo de três anos pelo Conseg (Conselho Comunitário de Segurança) São Braz juntamente com a comunidade de Santa Felicidade e região e o apoio do Sinclapol. De acordo com o presidente do Conseg, Pedro Vidal, além das policias, civil, militar e municipal, esta delegacia contará com policiais bilíngues para atendimento aos turistas que circulam pelo bairro de Santa Felicidade o ano todo. Santa Felicidade foi classificado como o maior bairro turístico de Curitiba, através de Decreto Municipal expedido pelo prefeito Rafael Greca.“Será um atendimento especial com placas indicativas demonstrando que a delegacia está voltada também para o turismo. Vamos atender não somente a questão segurança, mas também todas as necessidades do turista,”diz Pedro Vidal. A redução da violência, em cerca de 40% foi outro fator importante em Santa Felicidade. Atualmente são registrados no bairro, apenas pequenos furtos.

Trabalho em Equipe

A solenidade de inauguração também contou com a presença do presidente do Sinclapol, Fabio Rossi Barddal Drummond, o 1º vice-presidente, Daniel Côrtes e o diretor de assuntos parlamentares, Rohanito Navarro de Goes.

A parceria do Sinclapol com o Conseg “São Braz” foi fundamental para as melhorias naquela unidade da policia civil, começando com a retirada dos presos e a desativação da carceragem do 12DP, reforma na estrutura da unidade e a conquista de uma delegacia com características diferenciadas.

O diretor de Assuntos Parlamentares do Sinclapol, Rohanito Goes conta que em 2015, em reunião com a diretoria iniciaram um projeto inovador para a classe policial, unindo esforços com a sociedade no sentido de encontrar uma solução para as mazelas enfrentadas pela base da Polícia Civil e junto com a comunidade buscar uma solução, visto que a comunidade é a destinatária direta desses serviços.“Percebemos que o governo e a instituição eram omissos nas informações que repassavam a comunidade. Após a comunidade entender a gravidade dos fatos, cedeu espaço para o Sinclapol nas suas reuniões mensais. A partir disto, iniciamos um trabalho em conjunto, a comunidade percebeu que nossa única intenção era de ajudar a encontrar um caminho melhor para todos (policiais e comunidade).

No Conseg, São Braz, o senhor Pedro Vidal recebeu o Sinclapol com muito respeito e atenção para que pudéssemos levar informações extremamente importantes que os ajudaram a entender melhor as estruturas da PCPR e as condições pelas quais passam e vivenciam os policiais civis atualmente. Este trabalho é muito delicado e sério e deve ser conduzido por pessoas responsáveis.

A primeira semente germinou com a criação da delegacia voltada para o turista, não contemplando carceragens para a custódia de presos, que foi transformada em uma delegacia com atendimento digno para as demandas do cidadão e do turista e um local em condições dignas para os policiais desenvolverem seu trabalho com todas as estruturas necessárias.

O decreto que criou esta delegacia policial é claro, quando diz que ela é voltada para o atendimento ao turista. O Sinclapol vem assumindo a responsabilidade de superar as mazelas enfrentadas pela categoria de base. Já algum tempo e hoje tem como a mais forte aliada nessa luta a nossa sociedade paranaense ” diz Goes.

Secretário de Segurança diz atender demandas dos policiais civis.

Presente no evento, em Santa Felicidade, o Secretário de Segurança do Estado do Paraná, Júlio Cezar dos Reis disse estar “buscando as tratativas com o governo do Estado para atender as demandas dos policiais civis, inclusive uma recente proposta de alteração legislativa ( ESTATUTO) Estamos conversando com a Governadora, Cida Borghetti e com o líder do governo na Assembléia Legislativa,Pedro Lupion,” diz o Secretário de Segurança.