FEIPOL-SUL

FEDERAÇÃO INTERESTADUAL DOS TRABALHADORES POLICIAIS CIVIS DA REGIÃO SUL

O deputado estadual Pedro Ruas (PSOL), esteve na sede da UGEIRM nesta quarta-feira (19), para apresentar as propostas da sua candidatura a reeleição à Assembleia Legislativa. Ruas iniciou sua apresentação saudando a atuação da UGEIRM na luta contra o desmonte da segurança e do serviço público gaúcho, durante toda a última legislatura. O parlamentar lembrou, também, vários momentos onde esteve lado a lado com os policiais civis e os servidores públicos, na luta contra os projetos do governo Sartori que atacaram diretamente o serviço público do estado. Salientando que assume o compromisso de manter essa mesma postura, caso seja eleito em outubro.

Além da defesa do serviço público, Ruas destacou alguns projetos seus que estão em andamento na Assembleia Legislativa e outros que pretende apresentar em relação aos profissionais da segurança pública. Entre esses, dois deles se destacam. O primeiro é o Projeto que institui o Programa de Segurança e Saúde para Policiais, que foi apresentado pelo seu mandato em março desse ano e que se encontra em tramitação na Assembleia Legislativa. O Projeto pretende instituir um programa que implemente, de forma permanente e eficaz, propostas que garantam a saúde dos servidores da segurança pública. O programa tem três eixos: garantir a vida, os direitos e a dignidade dos trabalhadores da segurança; prevenir doenças laborais através do mapeamento dos principais riscos à saúde e segurança e fornecer o atendimento adequado aos agentes que enfrentarem problemas físicos ou psíquicos. Com base nessa proposta, Pedro Ruas colocou a possibilidade de elaborar um projeto específico sobre o Assédio Moral na Polícia Civil, que é um problema que vem se agravando na instituição e que tem chamado a atenção do seu mandato.

Ao final do encontro, a UGEIRM apresentou ao deputado o seu programa para a segurança pública, que foi elaborado em conjunto com o Conselho de Representantes da entidade. Pedro Ruas recebeu o programa e se comprometeu a estudá-lo detalhadamente e incorporar as várias sugestões ao seu programa de mandato.

A UGEIRM continuará, até as eleições de outubro, recebendo os candidatos, tanto ao parlamento quanto ao Executivo, que queiram apresentar suas propostas para a segurança pública. Na sexta-feira, dia 28 de setembro às 9 horas, será a vez do candidato ao governo do estado pelo PDT, Jairo Jorge, debater suas propostas na sede da UGEIRM.