FEIPOL-SUL

FEDERAÇÃO INTERESTADUAL DOS TRABALHADORES POLICIAIS CIVIS DA REGIÃO SUL

Na última semana mais uma atividade de educação para o trânsito foi promovido pelo Dedetran (Delegacia de Delitos de Trânsito) e Departamento de Trânsito (Detran).O objetivo é orientar crianças e adolescentes sobre educação no trânsito, através de palestras e apresentação de peças de teatro simulando situações vividas no trânsito diariamente.

O projeto tem como objetivo atender mais de 200 crianças até o final do ano. Na última semana, os alunos da Escola Municipal José Brunetti Gugelmin, de Pinhais estiveram em visita a Delegacia realizando atividades práticas simulando uma investigação, conversando e tirando dúvidas com o pessoal especializado.

O investigador, Josemar Fagundes, integrante do projeto diz que as técnicas são várias para chamar atenção das crianças. O trabalho desenvolvido com o teatro, por exemplo, ajuda a criança a desenvolver noções de respeitabilidade no trânsito tornando o tráfego melhor.

Jaqueline Machado é investigadora, psicóloga e responsável pelo contato do Detran com as escolas. Segundo Jaqueline, o processo de investigação é uma oportunidade da comunidade conhecer o trabalho da Polícia Civil. De acordo com a investigadora, através do Projeto Educação Para o Trânsito as crianças acabam adquirindo um conhecimento que às vezes, nem os próprios pais têm.

O delegado, Vinicius Augusto de Carvalho, titular do Dedetran lembra que as crianças de hoje serão os futuros motoristas de amanhã. Para ele é importante que elas tenham conhecimento do que é certo e errado no trânsito e orientar até os pais e responsáveis sobre as consequências da má atuação no trânsito, principalmente nos dias de hoje com os exageros na bebida e uso indiscriminado do celular, os grandes responsáveis pelo aumento de acidentes no trânsito.