FEIPOL-SUL

FEDERAÇÃO INTERESTADUAL DOS TRABALHADORES POLICIAIS CIVIS DA REGIÃO SUL

A Ugeirm recebeu, na manhã desta quinta-feira (14), a visita do pré-candidato a governador pelo PT, Miguel Rosseto. O ex-ministro e ex-vice-governador do estado, estava acompanhado dos deputados estaduais Jeferson Fernandes e Stella Farias, também do PT. De acordo com Rosseto, o objetivo da visita é estabelecer um diálogo com as entidades do movimento social e, no caso da UGEIRM, coletar informações a respeito da categoria e ouvir as propostas e discussões sobre segurança pública. A partir desse debate, o pré-candidato afirmou que irá elaborar um programa detalhado com propostas para a área, que o mesmo considera de extrema importância na administração do estado.

Após a fala inicial de Miguel Rosseto, os (as) integrantes da diretoria da UGEIRM e alguns (as) sindicalizados que estavam presentes, expuseram suas preocupações e avaliações sobre as questões relativas à categoria e à segurança pública. Ao final do debate, a deputada Stella Farias pediu a palavra para exaltar o papel da UGEIRM na defesa intransigente dos direitos dos (as) policiais civis e, também, na discussão sobre segurança pública. A deputada ressaltou que a entidade é, sem dúvida, uma das principais referências no movimento sindical gaúcho na atualidade e fundamental em qualquer discussão sobre propostas para a segurança pública gaúcha.

Miguel Rosseto encerrou o encontro, também saudando a atuação da UGEIRM na defesa e discussão da segurança pública e se colocando à disposição para debater com os policiais civis propostas para a área no seu programa de governo. Rosseto frisou que tem muito a aprender com os operadores da segurança pública e, por isso, pretende fazer outros encontros com a categoria para debater de forma mais aprofundada as reivindicações e propostas da categoria, que serão incluídas em uma primeira proposta a ser apresentada até abril do próximo ano. Por fim, o pré-candidato se comprometeu em acabar com os constantes atrasos e parcelamentos de salários. De acordo com Miguel Rosseto, é impossível se pensar qualquer política de segurança, educação ou saúde, sem que o governo faça seu dever mínimo, que é o pagamento em dia dos salários dos seus servidores. Além disso, Rosseto também ressaltou que, em um possível governo do seu partido, pretende recuperar os salários dos servidores públicos e garantir uma política salarial que reponha as perdas salariais dos policiais. Essa última proposta vai de encontro a uma reivindicação da UGEIRM, que é o estabelecimento de uma data-base para a categoria.

A reunião com Miguel Rosseto faz parte de uma série de encontros que a UGEIRM pretende realizar com os pré-candidatos e, após definidas as candidaturas, com todos os candidatos que se apresentarem ao pleito. O próximo encontro acontecerá na próxima terça-feira (19), com o pré-candidato pelo PDT, Jairo Jorge. A reunião acontecerá na sede da UGEIRM, às 14 horas, e será aberta a todos os policiais que quiserem participar do debate.