FEIPOL-SUL

FEDERAÇÃO INTERESTADUAL DOS TRABALHADORES POLICIAIS CIVIS DA REGIÃO SUL

Edital foi publicado nesta quinta-feira no Diário Oficial do Estado.

Com 100 vagas e salário de R$ 20.353,06, o governo do Rio Grande do Sul abriu o concurso público para o cargo de delegado de Polícia. O edital foi publicado, nesta quinta-feira, no Diário Oficial do Estado. As inscrições devem ser realizadas no site da Fundatec  entre os dias 26 de fevereiro e 27 de março. A taxa de inscrição no valor de R$ 187,77 pode ser paga até 28 de março.

Para se candidatar, é preciso formação em Direito completa, ter no mínimo 18 anos até a data da matrícula no Curso de Formação Profissional, haver exercido atividade jurídica ou policial pelo período mínimo de três anos, até a data da matrícula no Curso de Formação Profissional. 

Do total de vagas, 74 são para acesso universal, 16 para negros ou pardos e 10 para pessoas com deficiência, desde que sejam compatíveis com as “habilidades e as aptidões exigidas para o cargo”. O concurso será realizado em duas etapas. Na primeira, serão aplicadas provas de capacitação intelectual, prova de capacitação física, sindicância da vida pregressa e atual, exames de saúde e avaliação da aptidão psicológica. Já a segunda etapa é o curso de formação profissional.

Função do delegado

O delegado de Polícia tem como responsabilidade presidir inquéritos policiais, termos circunstanciados e autos de prisão em flagrante; apreender objetos que tiverem relação com crimes e solicitar perícias; cumprir e fazer cumprir mandados de prisão; dirigir e orientar a investigação criminal, entre outras funções. Na fase inicial da carreira, os aprovados deverão dedicar 40 horas semanais para a Polícia

Datas

26/02 a 27/03

Período de Inscrições pela internet, através do site da Fundatec

26/02 a 28/02

Período para solicitação de isenção da taxa de inscrição

24/04

Edital de publicação das inscrições homologadas – lista preliminar de inscritos

11/05

Edital de convocação para a realização da prova escrita preambular - com data, hora e local

20/05

Provável data para aplicação da prova escrita

26/06

Edital de resultado das notas definitivas da prova escrita - fase preliminar

29/06

Lista de classificação da prova escrita em ordem de classificação  - fase preliminar

Texto e foto: Correio do Povo